Imagine você tirando fotos pouco importando se a resolução da foto está em 640 x 480. Pedindo ao cliente o logotipo do site em qualquer resolução, tanto faz, mesmo que o logo esteja pequenininho e em bitmap. Pois é, caros amigos, isso pode se tornar realidade dentro de poucos anos. Estamos falando do método CS (Compressing Sensing), que possibilita ampliar fotos e imagens sem nenhuma perda de qualidade nem pixelização. É isso mesmo, você tira a foto através de um celular pereba, com aquela resolução sem vergonha de 320 x 240 e manda fazer um poster de 1 metro sem perda de qualidade. Inacreditável, não?
Pois é a mais pura verdade. Vamos explicar: CS não é um programa, é um método matemático, assim como outros métodos matemáticos de compactação que hoje são amplamente utilizados, como o divx e o MP3. No caso o CS não é exatamente um compactador de imagens, mas um ampliador de resolução. Resumindo, ele pega a distância vazia que fica entre dois pixels, após a ampliação e calcula que tipo de forma geomética ele pode colocar dentro desse espaço vazio, de uma forma que combine com os pixels que estão nas extremidades. Através desse preenchimento, a imagem não perde qualidade.
Diferente da interpolação do Photoshop, que apena repete os pixels distantes um do outro, o CS completa o vazio com formas geométricas simples que ele mesmo determina utilizando equações matemáticas. Assim ele escolhe sempre a forma mais adequada.
Com esse recurso fantástico será possível melhorar a qualidade de fotos de galáxias e do espaço, imagens de ressonância magnética e economia no espaço de armazenamento de sua cãmera digital, já que basta tirar fotos em baixa resolução que não interessa, você poderá aumentar a resolução sempre que quiser depois de tirada a foto.
Segundo a revista Galileu, o CS foi descoberto em 2004, já foi tema de muitos trabalhos acadêmicos porém somente hoje, após seis anos, esse recurso será integrado a softwares gráficos, como o novo Photoshop que está por vir.
Por: Bruno Ávila
Categories:
Informação