Você já deve ter visto esse teaser da Brahma na televisão, onde um ator questiona por que a lata da Brahma é branca já que o logotipo é vermelho, o caminhão da Brahma é vermelho e a embalagem que envolve as latinhas também é vermelho. Aí você, querido leitor deste blog, deve ter ficado encucado com tal questionamento, não é mesmo?
Podemos tentar responder essa pergunta analisando vários pontos de vista. Um deles é o ponto de vista técnico. Quem fez o Curso de Design Web e o Curso de Identidade Visual, deve ter respondido automaticamente a pergunta do teaser, dizendo o que vou dizer agora. Resposta do ponto de vista técnico: a lata é branca justamente para destacar o logotipo.
O logotipo, centralizado e com a cor principal vermelha acaba se tornando um ponto focal em meio ao branco. Como tudo ao lado está branco e só um elemento no meio vermelho, automaticamente seu olhar será direcionado para o centro, percebendo então o logo da Brahma.
Já o outro ponto-de-vista é de caráter psicológico. Ao olhar uma lata totalmente vermelha, com seu logotipo virado, escondido, logo pensamos que é uma lata de quê? Afinal ao passar os olhos pelas prateleiras de um supermercado você verá latas verdes, vermelhas, laranjas, amarelas, brancas e azuis sem ver necessariamente o logotipo. Se vocêr notar cada cor já corresponde a uma marca devido a experiência visual que você já teve com elas. Veja um exemplo de associações:

Quem fez o nosso Curso de Identidade Visual também vai conseguir fazer rapidamente essa associação. A lata toda verde como a lata número 1 mostrada acima você irá associar ao Guaraná Antarctica. Note que a lata é verde mas o logotipo é vermelho mostrando que não é regra colocar a lata na mesma cor do logo. Na realidade usar a cor do logotipo na embalagem pode camuflá-lo, o que não é legal.
Já uma lata toda laranja você irá associar a Fanta ou a refrigerante de laranja. A lata toda vermelha você irá associar, sem dúvida, a Coca-cola. E uma lata toda azul, a Pepsi, que se coloca até através da cor como uma concorrente ao seu oposto, a Coca-Cola.
O Guaraná Antarctica poderia colocar seu logotipo verde e a cor da lata vermelha?Poderia, até porque a fruta guaraná é originalmente vermelha. Mas por que não fez? Porque colocando a lata vermelha, concorreria com a lata da Coca-Cola,. Como Guaraná Antarctica não quer imitar ninguém e concorrer com a Coca utilizando sua identidade própria, optou pelo verde, investindo nessa identidade fazendo com que o consumidor enxergasse a lata verde e de longe, sem ver o logotipo, entendesse que aquela lata verde é de Guaraná Antarctica.
O mesmo ocorre com as cervejas. Lata amarela? Skol. Lata azul? Antarctica. E Brahma? É branca. Mas Itaipava também. Schin também. Bavária também. Kaiser também. Como se diferenciar de todas essas marcas numa prateleira de supermercado?
Tudo a mesma coisa, não é? E se a lata da Brahma fosse vermelha?
Ah rá! Acho que descobrimos o mistério. A resposta pelo ponto de vista psicológico é que uma lata vermelha em meio a tantas latas brancas se destacaria imediatamente aos olhos do consumidor. A Ambev, que não é boba nem nada, percebendo isso, pediu para a África, a mesma responsável pelo logotipo polêmico do Brasil 2014, para recriar a lata de Brahma, colocando como cor de background o vermelho. Será que vai fugir muito do que vemos na latinha abaixo?
Como diz o teaser, vamos aguardar para ver.
Fonte: brunoavila.com.br
Categories:
Informação