Nesta coluna, vou abordar um pouco a diferença entre domínio e hospedagem, e o que você precisa saber na hora de escolher um lugar para mostrar seu trabalho e colocar sua página.
Hospedagem, também conhecida como host, é o espaço que você adquire para publicar seu site. Planos de hospedagem pagos geralmente oferecem muito mais ferramentas que os hosts gratuitos. Os hosts grátis geralmente trazem banners ou pop-ups de propaganda, que desalinham o seu layout ou irritam seu visitante.
Na hora de escolher um plano de hospedagem pago, você deve analisar alguns detalhes:
Espaço oferecido: sempre escolha um plano que oferece mais espaço do que o seu site realmente ocupa. Algumas ferramentas, como estatísticas e e-mail próprio, também podem ocupar espaço, e sempre deve haver uma precaução caso o site mude de layout ou aumente seu conteúdo.
Banda ou tráfego mensal: além do espaço em MB que o site ocupa, alguns planos de hospedagem também limitam o tráfego mensal do seu site. Quanto mais visitas um site tem, mais tráfego ele gera, portanto é essencial adquirir um plano com a banda "folgada". Nunca se sabe quando pode haver um pico de visitas no site, e é muito desagradável encontrar uma página fora do ar porque o domínio já ultrapassou sua cota mensal de tráfego.
Também é importante tomar cuidado com os e-mails, porque em algumas empresas o envio e recebimento de mensagens usando a a caixa postal da própria hospedagem também pode gastar banda. Se for o caso, você pode criar uma conta de e-mail gratuito e usar um redirecionamento para "economizar" o tráfego referente aos seus e-mails.
Redirecionamento: também chamado de alias, o redirecionamento é uma "máscara" usada em endereços de site e domínios para apontar para outro endereço. Por exemplo, eu posso criar o e-mail leandromacedo-@-gmail.com, gratuito no Gmail, e no painel de controle da hospedagem do meu domínio crio um redirecionamento contato-@-leandromacedo.com, que aponta para o endereço anterior. Assim, quando alguém me enviar uma mensagem no primeiro endereço, eu receberei no segundo sem gastar banda da minha hospedagem.
Da mesma maneira, você pode fazer o redirecionamento de domínios. Por exemplo, o endereço blog.leandromacedo.net pode apontar para leandromac.blogspot.com, um endereço fora do meu site. Você ainda pode apontar um subdomínio para um endereço dentro do próprio site, como exemplo.infowester.com apontando para infowester.com/exemplo.
Painel de Controle: hoje em dia, a maioria dos planos de hospedagem oferece esse recurso. Através do painel de controle você tem acesso a todas as ferramentas que sua hospedagem oferece, desfrutando de todas elas sem precisar pedir liberação ao suporte técnico (embora praticamente todos os hosts mantenham um FAQ com as perguntas mais freqüentes para os usuários tirarem suas dúvidas sem precisar recorrer à ajuda do suporte). Acesso às estatísticas do site, criação de contas de e-mail, gerenciamento de alias e instalação de recursos adicionais são exemplos do que você pode encontrar nos painéis de controle mais comuns do mercado.
Estatísticas: embora existam ótimos serviços gratuitos de estatísticas, praticamente todos os hosts do mercado oferecem essa ferramenta. É muito importante acompanhar com frequência informações como navegadores e sistemas operacionais que os usuários usam (para poder adequar seu site ao maior número de visitantes possível), palavras chaves usadas para chegar até ele e links que sites de terceiros que os visitantes usaram para chegar até você.
Se você vai publicar um portfólio, site de profissional liberal, serviço ou empresa, vale a pena investir num plano de hospedagem pago, para ter a segurança do seu site o tempo todo no ar, além de não estragar seu layout com banners e pop-ups típicos das hospedagens grátis. Mas se você está publicando um site pessoal, a hospedagem gratuita pode ser uma boa opção. O importante é conhecer outros sites que já usam o mesmo serviço, para avaliar até que ponto as propagandas influenciam na visualização do trabalho, e se o serviço não sai do ar constantemente. Ferramentas adicionais como estatísticas, como já foi dito, podem ser encontradas gratuitamente e instaladas a parte caso seu host não ofereça o serviço.
Já o domínio é o endereço do site. Você vai adquirir um domínio - .com, .net, .org ou .br por exemplo - pelo período mínimo de um ano, através de pagamento com boleto ou cartão de crédito. Se daqui 12 meses sua anuidade não for renovada, o domínio ficará disponível para outra pessoa registrar. Algumas empresas também oferecem a opção de registrar ou renovar seu domínio a cada 2 anos ou mais.
Para comprar um domínio .com.br, você deve possuir um CNPJ e efetuar a compra no site registro.br. Outros domínios nacionais podem ser registrados apenas com o seu CPF, veja a lista completa de endereços disponíveis neste link. Já para domínios internacionais, você não precisa de nenhum documento. Procure no Google por "registro de domínio", ou informe-se com conhecidos quais empresas de registro de domínios internacionais eles recomendam - com a instabilidade do dólar, vale a pena procurar por várias empresas porque os preços têm variado nos últimos meses.
Durante o processo de compra, você precisará de um endereço de DNS (para saber mais sobre isso, leia o artigo Básico sobre DNS, já publicado no InfoWester). Aqui você tem duas opções: ou a empresa de hospedagem que você contratou já forneceu esse endereço, ou a própria empresa faz a compra e configuração do domínio para você, assim que você adquire algum plano de hospedagem - o que é recomendável para quem ainda não tem experiência.
Da mesma maneira que você deve procurar uma hospedagem paga para sites profissionais, o investimento num endereço próprio - entre R$ 30 e R$ 45 anuais - mostra preocupação com o site que foi desenvolvido. Domínios e redirecionamentos gratuitos dão a impressão de que o conteúdo do site "não valeu a pena o gasto" com um endereço próprio, o que é imperdoável para uma empresa, serviço ou profissionais sérios.
Mas se você quer publicar um site pessoal e está usando a hospedagem gratuita, pode optar pelos domínios gratuitos, ou redirecionadores. Geralmente, quando se usa uma hospedagem gratuita, o endereço do seu site fica muito grande, às vezes difícil de lembrar (já que a maioria dos hosts gratuitos são americanos, e geram nomes em inglês), e assim você pode optar por um endereço menor.
Alguns redirecionamentos também geram propagandas pop-up. O cuidado que você precisa tomar neste caso é ter a certeza de que o serviço de redirecionamento que você vai usar não instala spywares ou outras coisas desagradáveis no computador do usuário. Serviços como o famoso CJB perderam credibilidade e muitos usuários por conta disso, e inclusive algumas pessoas simplesmente não visitam sites .cjb.net pela falta de segurança.
Um serviço americano muito interessante é o has.it, que oferece dezenas de opções para o endereço do seu site. Se você não entende inglês, procure no Google por domínios gratuitos ou redirecionamento grátis, ou descubra com conhecidos que serviços eles usam e recomendam. A mesma coisa vale para a hospedagem gratuita. Para não ocupar espaço no meu domínio com sites ainda em período de testes, costumo utilizar o plano gratuito do 90Megs, que tem um espaço razoável e um endereço curto (seunome.90megs.com).
Uma coisa muito importante é que o bom profissional é sempre capaz de usar a internet a seu favor, encontrando qualquer informação desejada através dos sites de busca, sem precisar da ajuda de terceiros. Tenho visto muita gente pedir ajuda no orkut, quando poderia estar encontrando o que deseja com um pouquinho de pesquisa, imediatamente e sem depender de outras pessoas.
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